Dieta para Emagrecer - Dieta Mediterrânea - Emagrecer Dicas
7 de junho de 2023

Como Fazer a Dieta Mediterrânea

Por Daniel Faria

A dieta mediterrânea é um tipo de alimentação saudável que prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais, baseando-se nos sabores e tradições da região mediterrânea.

Dieta para Emagrecer - Dieta Mediterrânea - Emagrecer Dicas

Ela traz benefícios para a saúde de uma forma geral, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas.

 

Qual a Origem da Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânea tem sua origem nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo ou que por ele são influenciados. Este padrão alimentar começou a ser descrito nos anos 50 e 60 do Século XX, sobretudo à luz do que se praticava em Creta, em outras regiões da Grécia e no sul de Itália.

 

Quais os Benefícios da Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânea é um padrão alimentar equilibrado que teve origem nos países banhados pelo mar Mediterrâneo ou que por ele são influenciados. Em 2013, a Dieta Mediterrânica, foi reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia.

Os benefícios da dieta mediterrânea incluem a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, síndrome metabólica, alguns tipos de câncer e doenças neurodegenerativas. Além disso, ela pode ajudar a melhorar a saúde mental e prevenir a depressão.

 

Como Fazer a Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânea é um padrão alimentar equilibrado que tem como base o consumo de alimentos frescos e naturais.

Para seguir a dieta mediterrânea, é importante evitar alimentos industrializados e processados, além de reduzir o consumo de carnes vermelhas e doces. Além disso, é recomendado consumir laticínios com moderação e incluir no cardápio oleaginosas e sementes.

 

O Que se Come na Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânea é baseada no consumo de alimentos frescos e naturais, como azeite, frutas, legumes, cereais integrais, leite e queijo.

Alguns alimentos que podem ser consumidos como parte da dieta mediterrânea incluem:

  • Legumes e frutas frescas
  • Gorduras saudáveis, especialmente azeite de oliva
  • Nozes e sementes
  • Ervas e especiarias
  • Frutos do mar
  • Cereais integrais
  • Laticínios de alta qualidade

Além disso, é importante evitar alimentos industrializados e processados, além de reduzir o consumo de carnes vermelhas e doces.

 

Cardápio Simples para Fazer a Dieta Mediterrânea.

Aqui está um exemplo de cardápio de 3 dias da dieta mediterrânea:

Dia 1:

  • Café da manhã: iogurte grego com frutas vermelhas e nozes;
  • Lanche da manhã: 1 maçã;
  • Almoço: salada de atum com alface, tomate e azeitonas;
  • Lanche da tarde: 1 banana;
  • Jantar: frango grelhado com legumes assados.

Dia 2:

  • Café da manhã: torrada integral com queijo branco e tomate;
  • Lanche da manhã: 1 pera;
  • Almoço: salada de grão-de-bico com tomate e pepino;
  • Lanche da tarde: 1 laranja;
  • Jantar: peixe assado com batatas.

Dia 3:

  • Café da manhã: omelete de espinafre com queijo feta;
  • Lanche da manhã: 1 pêssego;
  • Almoço: salada de frango grelhado com alface, tomate e cebola roxa;
  • Lanche da tarde: 1 pera;
  • Jantar: bife grelhado com legumes assados.

Nos restantes dos dias é só você ir substituindo os alimentos.

 

Conclusão

Você já chegou ao final deste artigo recheado de informações incríveis sobre emagrecimento com dieta mediterrânea.

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